Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Educativa, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, destina-se à publicação de estudos acadêmico–científicos, produzidos por doutores, objetivando o intercâmbio de ideias e a ampliação do conhecimento no âmbito da Educação.
A Educativa está aberta à publicação de trabalhos inéditos que tomem como objeto de suas reflexões o estudo do fenômeno educativo, tendo como referência fundamental os seguintes eixos: Teorias da educação e processos pedagógicos; Estado, instituições e políticas educacionais; Sociedade, educação e cultura. Os trabalhos precisam ter pelos menos um autor que tenha o título de doutor. Não há taxa de submissão.
As seções editorias da educativas são: Editorial; Apresentação; Artigos Temáticos – destinada a publicação de trabalhos de diferentes concepções sobre uma mesma temática, visando difundir a produção decorrente de demandas contínuas do debate educacional; Temas em Debate – oferece espaço editorial para trabalhos que contemplem a diversidade temática do campo da Educação; Ponto de Vista – divulga trabalhos com diferentes formatos, visando atender a demanda contínua do debate educacional sobre temas atuais, polêmicos ou emergentes.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação / Presentation

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Temáticos / Thematic Articles

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Temas em Debate / Topics under Discussion

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Ponto de Vista / Viewpoint

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Educativa tem fluxo contínuo de submissão e os trabalhos publicados são oriundos de demandas espontâneas pelo sistema online da revista, sendo estes publicados quando aprovados por avaliação cega de dois pareceristas ad hoc e homologados pela Equipe Editorial da Revista. Não serão aceitos trabalhos que não sejam de pesquisadores doutores. Em caso de divergência, o trabalho é submetido a um terceiro parecerista.
São critérios de avaliação dos artigos submetidos para publicação: contribuição à educação; originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo; consistência e rigor da abordagem teórico-metodológica; adequação às normas editorias da revista e da ABNT; originalidade e relevância do tema; adequação ao escopo editorial da Educativa.
Havendo sugestões de modificação do texto, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, estas serão incorporadas mediante concordância dos autores.
O corpo de pareceristas ad hoc da Educativa é constituído pelo Conselho Editorial e por pesquisadores de diferentes instituições que compõem o banco de pareceristas desta revista.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite à s mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Diagramação e Editoração

Designer Gráfico: Laerte Pereira
Capa: Félix Pádua

 

Digital Object Identifier (DOI)

O Digital Object Identifier (DOI) é um número aplicado a qualquer forma de propriedade intelectual (livro, periódico, artigo, resenha, capítulo de livro, imagem, anais, autor entidade, autor individual...) publicada em versão impressa ou eletrônica, comercial ou não. É um sistema para localizar e acessar materiais na web, sobretudo publicações em periódicos e obras protegidas por copyright, muitas das quais localizadas em bibliotecas virtuais.

 

Critérios sobre Retratação

A correção de inconvenientes éticos de artigo científico como, por exemplo, problema de autoria ou de não originalidade será resolvida em forma de retratação. Esse procedimento deverá ser apresentado em forma de um texto assinado pelos responsáveis com seus motivos, seguido do original completo, porém, iniciando seu título no Sumário com a expressão [artigo retratado]. Esse processo deverá ser avaliado pela Comissão Editorial e indicar a chancela de pelos menos três membros do Conselho Editorial.

 

Administração da PUC Goiás

Dom Washington Cruz, CP
Grão-chanceler da PUC Goiás

Prof. Wolmir Therezio Amado
Reitor da PUC Goiás

Profª Olga Izilda Ronchi
Vice-Reitora da PUC Goiás

Prof. Daniel Rodrigues Barbosa
Pró-Reitor de Administração

Profª Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto
Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional

Profª Márcia de Alencar Santana
Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil

Profª Sônia Margarida Gomes Sousa
Pró-Reitora de Graduação

Profa. Milca Severino Pereira
Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa

Profº Eduardo Rodrigues da Silva
Pró-Reitor de Comunicação

 

Editora da PUC Goiás

Prof. Lauro Eugênio Guimarães Nalini
Coordenador da Editora da PUC Goiás

Profa. Milca Severino Pereira
Presidente do Conselho Editorial


Conselho Editorial

Milca Severino Pereira – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil
Angel Marcos de Dios – Universidade Salamanca, Espanha
Catherine Dumas – Université Sorbonne Nouvelle, Paris III, França
Edival Lourenço – União Brasileira de Escritores, Seção Goiás, Brasil
Francisco Carlos Félix Lana – Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Getúlio Targino – Academia Goiana de Letras, Brasil
Heloísa Helena de Campos Borges – Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, Brasil
Hussam El-Dine Zaher – Universidade de São Paulo, Brasil
Isabel Ponce de Leão – Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Jack Walter Sites Jr. – Brigham Young University, USA
José Alexandre Felizola Diniz-Filho – Universidade Federal de Goiás, Brasil
José Maria Gutiérrez – Instituto Clodomiro Picado, Costa Rica
Marcelo Medeiros – Universidade Federal de Goiás, Brasil
Marcelo Rodrigues de Carvalho – Universidade de São Paulo, Brasil
Nelson Jorge da Silva Jr. – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil
Paulo Petronílio Correia – Universidade de Brasília, Brasil
Steven Douglas Aird – Okinawa Institute of Science and Technology, Japan

 

Normalização de Citações e Referências Bibliográficas e Eletrônicas

CITAÇÕES

As citações deverão estar de acordo com o padrão da NBR 10520 (ABNT, 2001). Para as menções a autores, no correr do texto, recomenda-se o sistema autor-data.Exemplo:
De acordo com Silva (1990, p. 58) ou ...(SILVA,1990,p.58).

REFERÊNCIAS

As referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, de acordo com a NBR 6023 (ABNT, 2002).O destaque do nome das obras deverá ser em itálico.Exemplo:

— Monografia

MATOS, K. C. de. Ministérios de mulheres em cartas paulinas: exegese e análise do discurso. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.

— Livro

ARAÚJO, E. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. 20.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

— Artigo em revista com autor identificado

MATOS, K. C. Brasil e Portugal: diferenças e polêmicas de alguns pronomes. Estudos, Humanidades, Goiânia, v. 28, n. 3, p. 461-472, maio/jun. 2001.

— Artigo em jornal

DUARTE, S. N. Língua viva. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 ago. 2000. Suplemento literário, p. 5.

— Trabalhos disponíveis na Internet

DUARTE, S. N. Língua viva. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 ago. 2000. Disponível em: . Acesso em: 6 ago. 2000. 10.30.05.

 

Periodicidade

A Educativa tem publicação quadrimestral, sendo constituída por duas edições semestrais multitemáticas e uma edição especial anual, monotemática.

 

Histórico

A Educativa teve sua primeira edição publicada no ano de 1997, tendo o seu projeto editorial sido implantado como parte de um projeto mais amplo do Departamento de Educação da então Universidade Católica de Goiás que, pela maturidade acadêmica alcançada e pela reconhecida tradição no âmbito da formação de professores, ampliava e qualificava suas ações institucionais, criando o Núcleo de Pesquisas Educacionais em 1995; o Fórum das Licenciaturas em 1996 ; a Educativa, em 1997 e o Mestrado em Educação em 1999.
A Educativa manteve sua periodicidade anual desde o ano de sua criação até o ano 2000, passando a ser editada semestralmente a partir de 2001, periodicidade que manteve sem interrupção até ao ano de 2014. Até o ano 2007 a revista foi publicada no formato impresso e no eletrônico online e, a partir de 2008, seu formato é exclusivamente eletrônico online. No ano de 2015 o projeto da Educativa foi reformulado com vistas ao seu aperfeiçoamento editorial e dele constam: revisão e ampliação do Conselho Editorial inserindo novos conselheiros vinculados a programas de pós-graduação de instituições localizadas em diferentes regiões do país e do exterior; modificação das seções editorais da revista, visando a adequação da organização interna ao escopo editorial; redefinição de seu escopo editorial trazendo informações mais detalhadas para os leitores e para os autores interessados em publicar neste revista; ampliação do número de publicações, passando a ser trimestral a sua periodicidade.
Permanecem neste projeto de revisão da Educativa a linha editorial que a define como periódico especializado, destinado à publicação e à difusão do conhecimento acadêmico científico produzido no campo da Educação e de áreas afins, tendo como propósito primordial contribuir com a divulgação de ideias que fazem avançar, ampliar e acumular o conhecimento que constitui o pensamento educacional brasileiro.
Permanece, ainda, o projeto gráfico da revista e a sua opção pela homenagem a educadores brasileiros, sendo que, na atual fase a revista vem privilegiando a homenagem aos educadores que em 1932 assinaram o “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”
A Educativa, sendo um periódico especializado na área da Educação, destina-se especialmente a pesquisadores, professores e a alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de formação docente, mas sua abrangência editorial alcança as demais áreas que mantém afinidade com o campo da Educação, o que a torna destinada também ao leitor afeito a diferentes campos de conhecimento relacionados ao da Educação.

 

Pagamentos de Taxas

Não há cobrança de taxas tanto para a submissão quanto para a avaliação de textos a serem publicados na Educativa.

 

Ficha Catalográfica

Educativa - v.1 n. 1 (1997) - Goiânia: Dep, Educação da PUC Goiás, 1997.

Quadrimestral

ISSN 1415-0492 (impresso)

ISSN 1983-7771 (online)

1. Educação - Periódicos.

CDU 37(05)

 

Conflito de Interesses

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, ideológica, acadêmica ou financeira.

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa.

O avaliador deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.

Se os autores não estiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.

 

Critérios sobre Plágio

De acordo com os avanços éticos nas pesquisas científicas, os artigos aprovados na primeira fase desta Revista serão submetidos a um detector de plágio, autoplágio ou republicação de artigo inédito. Caso ocorra alguma dessas situações de similaridade, o artigo será avaliado pelo Conselho Editorial com base nas Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPq (http://cnpq.br/diretrizes). Opiniões expressas em artigos assinados e a integridade de seus conteúdos são de responsabilidade absoluta de seus autores.

 

Creative Commons License - Assignment without Derivations 4.0 CC BY-NC-ND / Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND

There are no fees for submission and evaluation of texts to be published in Baru.

Não há cobrança de taxas tanto para a submissão quanto para a avaliação de textos a serem publicados na Baru.

 

Metrics / Métricas

Educativa magazine utilizes the index h provided by google scholar metrics to measure the visibility and impact factor of your published articles.

A revista Educativa utiliza-se do índice h fornecido pelo Google Scholar para medir a visibilidade e fator de impacto dos seus artigos publicados.