Imagem para capa

METAMORFOSIS DE LA FINITUD: ENSAYO FILOSÓFICO SOBRE EL NACIMIENTO Y LA RESURRECCIÓN

Sérgio Ricardo Toledo, Gilvan Leite Araújo

Resumo


A presente resenha busca sintetizar as ideias acerca da temática da ressurreição desenvolvidas pelo filósofo e teólogo francês Emmanuel Falque. Este assunto tão pouco tratado nos últimos tempos é abordado de maneira clara pelo autor, a partir de um ponto de vista filosófico desgarrado da paixão teológica.
O autor inicia sua exposição com a introdução explicando a complexidade de entender que os corpos de meros pecadores possam ter o mesmo destino glorioso do corpo de Cristo e propõe um novo modo pensar a ressurreição. Adiante, o desenvolvimento do pensamento é feito em 3 etapas: na primeira são descritos os atributos da finitude, característica intransferível da condição humana, critica as teologias feitas de cima para baixo e os conceitos de imanência e transcendência que criam um viés limitante. Na segunda, são apresentados os contornos de uma verdadeira metamorfose e a reconstruir o conceito de ressurreição, que muda todas as estruturas ao redor: muda o mundo; muda o tempo e coloca o homem no coração da Trindade. A terceira parte discute a fenomenologia da ressurreição: a ação da Trindade nesta experiência carnal/espiritual, a transformação do homem, do tempo e do mundo e a impossibilidade de olhar para ressurreição numa sequência temporal ou cronológica. A Conclusão que encerra o livro chama o homem a assumir a sua responsabilidade pela ressurreição/metamorfose e a assumi-la plenamente em sua vida através de uma experiência corporal e sensível de Deus que vem em direção ao homem.
O destaque do livro é a proposição do autor, convidando o homem a viver hoje uma vida ressuscitada, capaz de mudar o mundo e transformar tudo que existe ao redor. É a proposta de viver já as vicissitudes futuras.

Palavras-chave


Metamorfose; Ressurreição; Finitude; Fenomenologia;

Texto completo:

PDF

Referências


FALQUE, Emmanuel. Metamorfosis de la finitud: ensayo filosófico sobre el nacimiento y la resurrección. Salamanca/ES: Ediciones Sígueme, 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/cam.v17i3.7792

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Sérgio Ricardo Toledo, Gilvan Leite Araújo

Rodapé - Caminhos
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


CAMINHOS | Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-778X | Qualis CAPES Preliminar 2019 = A3

Visitantes - (09/03/2016 - 10/03/2020)

Fonte: Google Analytics.