O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ

Renan da Costa Ferreira, Laude Erandi Brandenburg

Resumo


O Ensino Religioso, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passa a se constituir como uma área do conhecimento. Assim como as demais áreas do conhecimento, possui objetivos, habilidades e competências que precisam ser consolidadas durante o processo formativo dos estudantes. Os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular convergem para uma educação pautada na paz, pois fundamentam-se na valorização dos Direitos Humanos, no diálogo, na alteridade e no reconhecimento das diferentes identidades. Contudo, para se educar para paz é necessário muito mais do que objetivos, habilidades e competências. Antes de tudo é necessário que o Estado possibilite meios para que tudo possa acontecer, em primazia, a formação docente para atuar no Ensino Religioso. Também são necessárias proposições pedagógicas para implementação dos pressupostos de uma cultura da paz e para a paz.

Palavras-chave


Ensino Religioso; BNCC; Objetivos; Competências; Paz; Religious education; BNCC; Goals; Competencies; Peace.

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Sergio. Violência e crime: sob o domínio do medo na sociedade Brasileira. In: BOTELHO, André; SCHWARCZ, Lilia Moritz (orgs.). Cidadania, um projeto em construção. 1. ed. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

ANDRADE JUNIOR, Péricles Morais de. Formação acadêmica do ensino religioso nas instituições de ensino superior: de representante religioso a licenciado. In:

JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí. Compêndio do ensino religioso. São Leopoldo, RS: Sinodal, Faculdades EST, Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. p. 290-296.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.

CUNHA, Luiz Antônio. TRÊS DÉCADAS DE CONFLITOS EM TORNO DO ENSINO PÚBLICO: LAICO OU RELIGIOSO? Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 145, p. 890-907, dez. 2018 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000400890&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jun. 2019.

DUPRET, Leila. Cultura de paz e ações sócio-educativas: desafios para a escola contemporânea. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 6, n. 1, p. 91-96, jun. 2002.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100013&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 mar. 2019.

FREIRE, Nádia Maria Bádue. In.: MARTINS, José Renato Vieira; Sousa, Nair Heloísa Bicalho de; MARTON-LEFÈVRE, Júlia. Educação para a Paz e Direitos Humanos. Brasília: Presidência da República, Secretaria-Geral, 2008.

GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Educação para a paz: sentidos e dilemas. Caxias do Sul, RS: Educs, 2005.

JAGUM, Márcio de. Intolerância religiosa: negligências seculares e providências emergenciais. In: Santos, Babalawô; Ivanir dos Santos (orgs). Intolerância religiosa no Brasil: relatório e balanço. Edição bilíngue – Rio de Janeiro: Klíne: CEAP, 2016. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2018/08/relatorio-final-port-2.pdf. Acesso em: 04 abr. 2019.

LINZ, Eunice Simões; CRUZ, Josilene Silva da. Objeto de estudo, objetivos e eixos do ensino religioso na base nacional comum curricular. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí. Compêndio do ensino religioso. São Leopoldo, RS: Sinodal, Faculdades EST, Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. p. 143-147.

REIS, Marcos Vinícius de Freitas. Ensino Religioso e Intolerância Religiosa. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí. Compêndio do ensino religioso. São Leopoldo, RS: Sinodal, Faculdades EST, Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. p. 366-369.

SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. TENTATIVAS DE PADRONIZAÇÃO DO CURRÍCULO E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Caderno CEDES, Campinas, v. 36, n. 100, p. 281-300, dez. 2016 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000300281&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 abr. 2019.

SILVA, José Carlos da. O Currículo e o Ensino Religioso na BNCC: reflexões e perspectivas. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 20, n. 44, p. 56-65, mai./ago. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4441/2514. Acesso em: 24 mar. 2019.

WACHHOLZ, Wilhelm. Introdução. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. Ensino religioso no Brasil. Florianópolis, SC: Insular, 2015. p. 19-20.

WEIL, Pierre. Educação para uma cultura de paz: teoria e prática de vinte anos de experiência. In: MARTINS, José Renato Vieira; Sousa, Nair Heloísa Bicalho de; MARTON-LEFÈVRE, Júlia. Educação para a Paz e Direitos Humanos. Brasília: Presidência da República, Secretaria-Geral, 2008.

ZLUHAN, Mara Regina; RAITZ, Tânia Regina. A educação em direitos humanos para amenizar os conflitos no cotidiano das escolas. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 95, n. 239, p. 31-54, Abr. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24 abr. 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/cam.v17i2.7313

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Renan da Costa Ferreira e Laude Erandi Brandenburg

Rodapé - Caminhos
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


CAMINHOS | Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-778X | Qualis B1

Visitantes - (01/01/2006 - 01/08/2019)
País Usuários
Brasil 64.176
Estados Unidos 1.602
Portugal 378
França 328
Coréia do Sul 196
México 154
Angola 118
Argentina 117
Moçambique 115
Total 70.014

Fonte: Google Analytics.