PRODUÇÃO BRASILEIRA SOBRE INSTITUIÇÕES ESCOLARES CATÓLICAS: BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES (1999 – 2018)

Daniela Aparecida Silva Sales, Ademilson Batista Paes

Resumo


O artigo apresenta uma revisão da produção brasileira sobre instituições escolares confessionais católicas, buscando realizar o estado do conhecimento e compreendê-lo. O texto, de caráter bibliográfico, investiga as dissertações de mestrado e as teses de doutorado dos Programas de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu, disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e de bibliotecas digitais de PPG de diversas Universidade brasileiras. A investigação consistiu na leitura dos trabalhos, seguida da tabulação dos dados e construção de categorias de análise para classificar os objetos de estudo. Foram analisadas as bases teóricas, as opções metodológicas e as fontes utilizadas.

Palavras-chave


Educação; Religião; Escolas Católicas; Balanço da produção; Education; Religion; Catholic Schools; Balance of production.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Fermina Cassemira de Paula e Silva. A Igreja Católica e a educação feminina no curso normal do Colégio Sagrado Coração de Jesus 1936-1956. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.

FURTADO, Alessandra Cristina; MARQUES, Inês Velter. Fontes para pesquisa e escrita da história da educação em Dourados e região (1940-1990): mapeamento e inventário. SBHE. Cuiabá/MT, p. 1-12, 2013. Disponível em: http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7//. Acesso em: 12 fev. 2019, 22:49.

LEONARDI, Paula. Congregações católicas e educação: o caso da Sagrada Família de Bordeaux. Revista brasileira de história da educação, Campinas-SP, v. 11, n. 2 (26), p. 103-129, maio/ago. 2011.

LEONARDI, Paula. Educação e Catolicismo. Pensar a Educação em Revista, Curitiba/Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 3-23, out-dez/2016.

LIMA, Henrique Alves de. O curso normal do Colégio Sagrado Coração de Jesus de Canoinhas e a formação de professoras nas décadas de 1970 e 1980: concepções de educação e saberes. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006.

MESQUIDA, Peri; BERTOLIN, Alinne Fernanda; DANTAS, Rosilania da Rocha. A educação como missão: presença da Igreja Católica na educação brasileira (1978-2010) - um projeto missionário? Anais. Curitiba: EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação, 2015. p. 38872-38881. Disponível em http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17032_8939.pdf Acesso em: 12 fev. 2019, 22:44.

NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. Os trabalhos científicos e o estado da questão: Reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação educacional. v. 15, n. 30, p. 5-16, 2004. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2148/2105. Acesso em 09 mai. 2019, 20:30.

NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. As pesquisas sobre instituições escolares: um balanço. In: _____. Instituições escolares: por que e como pesquisar. Alínea, Campinas, SP. 2009.

NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. As pesquisas sobre instituições escolares: balanço crítico. Anais. Uberlândia: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006. p. 1-15.

PINTASSILGO, Joaquim; BEATO, Carlos. (2015). Balanço da produção portuguesa recente: O exemplo das teses de doutoramento (2005-2014). In: ALVES, Luís Alberto Marques; PINTASSILGO, Joaquim. História da Educação - Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Pesquisa: Balanço da Investigação Portuguesa (2005-2014). Porto: CITCEM, 2015. 245p.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006.

SANFELICE, José Luís. História, instituições escolares e gestores educacionais. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, n. especial, p. 20–27, ago. 2006. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/art4_22e.pdf . Acesso em 12 fev. 2019, 22:54.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/cam.v17i2.7159

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Daniela Aparecida Silva Sales, Ademilson Batista Paes

Rodapé - Caminhos
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


CAMINHOS | Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-778X | Qualis B1

Visitantes - (09/03/2016 - 21/10/2019)
País Usuários
Brasil 70.533
Estados Unidos 1.698
Portugal 404
França 337
Coréia do Sul 204
México 182
Angola 143
Moçambique 135
Argentina 127

Fonte: Google Analytics.