Paisagem Urbana educa para a diversidade

Sérgio Rogério JUNQUEIRA, Taciane Jaluska

Resumo


Este texto é o resultado de uma pesquisa qualitativa exploratória e documental visando compreender os espaços religiosos como instrumentos educativos para o respeito a diversidade cultural brasileira, a partir dos roteiros de turismo urbano voltados para o patrimônio cultural religioso produzidos pelo Instituto de Turismo de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba. Para tal propomos a discussão a partir da compreensão do turismo como espaço de educação para a pluralidade cultural por meio da construção de roteiros com concepções e proposições pedagógicas. Os resultados apontam que a prática do turismo educacional para promover estudos do meio auxilia a desenvolver no indivíduo não só aspectos cognitivos, mas também emocionais, afetivos, sociais e culturais, favorecem encontros que estimulam a reflexão dos alunos e promovem o conhecimento do meio sociocultural onde vivem e da enorme diversidade cultural brasileira, descontruindo o etnocentrismo.



DOI: http://dx.doi.org/10.18224/cam.v14i2.5257

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sérgio Rogério JUNQUEIRA, Taciane Jaluska

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


CAMINHOS | Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás | ISSN 1983-778X | Qualis B1