COMPREENSÃO DO HIATO NA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO EM MUNICÍPIOS

Manoel Joaquim Fernandes de Barros, Luzinete Barbosa Lyrio, Ana Maria Ferreira Menezes

Resumo


Este estudo reflete sobre a política da alfabetização e o resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) dos municípios de Sobral (CE) e Santo Antônio de Jesus (BA). Desta forma, a problemática identifica os elementos que favorecem a efetivação da política de alfabetização, assegurando a aprendizagem das crianças. Primeiro, faz-se uma breve incursão histórica sobre a política educacional de alfabetização, especificamente, do Brasil e em seguida apresenta-se o cenário dos resultados da ANA e do Índice de Desenvolvimento Básico (IDEB) de ambos os municípios. Optou-se pela pesquisa exploratória, pois será feito uma interpretação dos dados dos indicadores da educação básica. Os resultados mostram os pontos concernentes para a melhoria da qualidade da educação nos municípios estudados, a partir dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização.

Palavras-chave


Política de Alfabetização; Avaliação Nacional da Alfabetização; Qualidade da Educação; Aprendizagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/baru.v5i2.7866

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BARU | Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos | Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da PUC Goiás | e-ISSN 2448-0460 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

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