Desenvolvimento Regional: as Instituições de Ensino Superior (IES) e a Interação com o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA)

Karla Kellem de Lima, Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de Lima, Antônio Pasqualetto

Resumo


Resumo: no mundo globalizado as organizações são desafiadas à competitividade, necessitando ampliar o conhecimento em ambiente tecnológico propício à inovação. Objetivou-se conhecer; discutir e analisar a expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) de Anápolis e a relação de cooperação e interação com o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA). Realizou-se pesquisa qualitativa, tendo como instrumento a aplicação de questionário ao responsável pelo setor de Recursos Humanos do DAIA e nas IES foram realizadas entrevistas com os diretores de unidades de ensino buscando identificar quais os serviços e ações, vantagens e desvantagens dessa interação. Os resultados demonstraram que para as organizações, as relações de cooperação são restritas à oferta de estágio e abertura do espaço para realização de visitas técnicas. Por outro lado, as IES visualizam que de forma positiva e sistematizada oferecem mão-de-obra regional capacitada às empresas do DAIA, que na maioria são oriundas de outros Estados contribuindo para o desenvolvimento regional.
Palavras-chave: DAIA. Desenvolvimento Regional. Instituições de Ensino Superior.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/baru.v1i1.4461

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BARU | Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos | Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da PUC Goiás | e-ISSN 2448-0460 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

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